em Artigos

Há muitas maneiras de atuação utilizada pelos arrombadores de residências e comércio. Aqui vou relatar um fato verídico que demonstra toda a audácia empregada no arrombamento de uma residência na cidade de São Paulo, ao lado do aeroporto de Congonhas as 13:00hs numa linda tarde ensolarada de sábado em pleno verão.

Nesse dia o morador saiu de sua residência as 07:00hs da manhã levando em sua pick-up alguns utensílios e moveis para seu sitio, junto com seu cão de guarda um Pit Bull que sempre ficava vigilante a estranhos nesse local.

Imaginava ele passar o fim de semana com a família, e dar um pouco de diversão para o seu cão.

Não poderia jamais imaginar que sua casa seria invadida e que seus melhores eletrônicos, computadores, pudessem sem subtraídos em pleno dia de sol, numa operação que causou grande alvoroço na vizinhança e na ousadia dos bandidos.

O que ocorreu?

As 13:00hs parou um veículo tipo compacto vermelho na frente de sua garagem e a vizinha de frente a residência que havia sido alertada para a ausência do morador, viu através de sua janela a movimentação estranha na sua rua.

No primeiro momento desceu do veículo uma jovem loira que parecia estar conversando ao celular e um outro rapaz que foi ao portão da residência e apertou a companhia. Logo em seguida esse mesmo jovem pegou algo no carro, e foi em direção ao portão. A moradora da frente conta que não levou 10 segs. e o portão se abriu, e o jovem entrou e foi até a porta que dava para a garagem da residência. A vizinha já desconfiada de algo errado pega o telefone e liga para o 190 para comunicar que algo estava acontecendo naquele momento em frente a sua residência.

Passados apenas uns dois minutos do rapaz ter ido até a porta do imóvel, a mulher escutou um baralho seco e ao voltar a janela viu mais dois rapazes saindo do carro vermelho e entrando na residência correndo, como ela estava já com a polícia ao telefone foi relatando que acabavam de arrombar a porta e estavam entrando nesse imóvel.

Até esse momento haviam passados apenas 5 minutos do início dessa ação que ela estava relatando, quando viu dois homens saindo do imóvel carregando um televisor de 60pol, e o desenrolar disso se deu muito rápido com essas pessoas saindo da residência e colocando vários objetos no veículo estacionado na frente da garagem, enquanto a moça continuava ao telefone parecendo falar com alguém e andando em círculos na rua.

Com a polícia acionada e já em deslocamento para atender o caso, a vizinha só ficou observando a falando com a atendente de polícia que estava ao telefone relatando tudo o que ocorria no local.

Passados exatos 18 minutos do início da ação desses bandidos, a moça e os rapazes entraram no carro e saíram em direção a av. dos bandeirantes, deixando o local com porta e portão abertos rapidamente.

A Polícia chegou ao local em menos de dois minutos após a partida dos bandidos, mas nada mais encontrou. Como foi passada a placa do veículo que se encontrava no roubo a esta residência a polícia rastreou e confirmou que o veículo não tinha aviso de furto, foi a residência desse proprietário e chegando ao local nada encontrou a não ser um imóvel sem móveis ou residentes. Apesar do monitoramento feito a esta residência e ao proprietário desse veículo, nada foi apurado no caso. O prejuízo ficou em vários equipamentos eletrônicos, home theater, TV, câmera fotográfica, servidor, notebook, etc. furtados em menos de 15 minutos, numa ação audaciosa que nos fez pensar a respeito de uma invasão a residência.

O fato ocorrido serviu para demonstrar que abrir uma porta comum para essas pessoas, não leva mais que alguns segundos. Retirar coisas de valor como TVs, equipamentos de Som, computadores, e similares não exige muito planejamento, pois os equipamentos foram arrancados dos locais com fiação e tudo o mais e levados rapidamente para o veículo que aguardava no lado exterior.

A surpresa para esse morador foi o ato todo ter demorado apenas alguns minutos, e tudo de valor de seu imóvel ser retirado com tanta facilidade e mesmo com a sua vizinha estar atenta e ter feito a chamada a polícia, nada foi possível fazer para impedir esse arrombamento.

Ficou a lição que devemos ter em mente que precisamos ter portas de segurança com fechaduras de segurança anti-grifo, e anti-arrombamento, que irá dificultar muito a ação desses bandidos.

Também ficou claro que o sistema de alarme existente, só serviu para alertar que a invasão acontecia, mas como a operadora de monitoramento tem como procedimento padrão ligar antes para verificar o que está ocorrendo, o cliente nem recebeu a ligação no seu celular pois estava em local naquele momento sem sinal da operadora, o telefone da residência tocou e foi desligado pelos bandidos, que tiraram o fone do gancho.

Conclusão:

Se este morador tivesse uma porta de segurança blindada ou anti-arrombamento teria dificultado o acesso a residência permitindo que a polícia chegasse ao local a tempo de impedir a ação dos bandidos. Ou esses mesmo bandidos teriam desistido da ação ao se deparar com a porta de segurança.

Investir em barreiras físicas é uma alternativa concreta e viável para a sua segurança.

Veja mais em: https://www.steelblock.com.br/produtos-de-seguranca-steel-block/portas-seguranca-anti-arrombamento/

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário